Problemas escolares



Descrição do curso:

PROBLEMAS ESCOLARES
Para pais e professores

 

 

 

Módulo 1: Introdução ao Curso para Pais e Professores

Como são frequentes os problemas de saúde mental entre crianças e adolescentes.

A escola está preparada para o aluno dos dias de hoje ?

Como o Treinamento de Pais e Professores pode ajudar a melhorar a qualidade psicopedagógica (aspectos relacionados à saúde mental e à aprendizagem) do ambiente doméstico e escolar.

Módulo 2: Neurodesenvolvimento e TDAH

Aborda sobre como é o desenvolvimento cerebral desde o período embrionário e fatores de risco para o desenvolvimento de transtornos mentais. Aborda sobre os marcos normais do desenvolvimento. Aula sobre os principais transtornos do neurodesenvolvimento, frequentemente encontrados em crianças em idade pré-escolar. Aborda o transtorno do desenvolvimento da coordenação, os transtornos da eliminação como a encoprese (coco) e a enurese (xixi), os transtornos da comunicação, transtornos do espectro do autismo, transtornos do sono e da alimentação na infância.

Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

O que é ? Como se faz o diagnóstico ? Como é feito o tratamento ? Mitos e verdades sobre o tratamento com medicações.

Como ajudar a criança ou adolescente com TDAH em sala de aula ou em casa ?

Módulo 3: Manejo do comportamento opositor e agressivo em crianças e adolescentes

Aula sobre como manejar alunos com transtornos disruptivos como o transtorno desafiador de oposição (TDO ou TOD) e transtorno de conduta. Aborda os seus conceitos, causas e fatores de risco. Ensina técnicas comportamentais (p.ex. economia de fichas) e cognitivas para prevenir e lidar com a agressividade e oposição em ambiente escolar.

Módulo 4: Aulas sobre problemas comportamentais comuns como timidez excessiva, ansiedade, depressão e uso de álcool e outras drogas na infância e adolescência

Quais são as principais drogas utilizadas entre jovens ?

O que o pai ou professor pode fazer para evitar, identificar ou ajudar no tratamento de jovens com problemas com drogas ?

Treinamento de habilidades sociais para melhorar a timidez, relacionamentos com amigos e aumentar o círculo social da criança e do adolescentes,

Módulo 5: Manejo de alunos com dificuldade de aprendizado

Aula sobre o tema dificuldade de aprendizado. Aborda a sua definição, frequência na população infanto-juvenil, principais causas, como é feito o diagnóstico e tratamento, algumas recomendações breves sobre adaptações curriculares.

Aula sobre como é feito o diagnóstico da causa da dificuldade de aprendizado. Aborda a testagem neuropsicológica: teste de QI (inteligência) e testes psicopedagógicos.

Aula sobre orientações pedagógicas gerais de como devem ser realizadas as adaptações curriculares para alunos com dificuldades de aprendizagem. Revisa os conceitos do diagnóstico de transtornos específicos de aprendizagem. Aborda a legislação que abrange a adaptação curricular e a inclusão escolar. Aula sobre como devem ser realizadas as adaptações curriculares em alunos com problemas na leitura (dislexia), problemas na escrita (disgrafia ou disortografia) e matemática (discalculia).

Este módulo aborda sobre os estilos de aprendizagem: visual, auditivo ou sinestésico. Fornece orientações para os pais e para os professores utilizarem melhores métodos de aprendizagem de acordo com o estilo do aluno.

Como deve ser o método de avaliação do aluno com dificuldade de aprendizado ? Aprovar ou reprovar ? Esta aula também aborda respostas para estes frequentes questionamentos.

Módulo 6: Maus tratos na infância e adolescência

Conceitos, tipos de maus tratos (abusos e negligências), frequência na população infantojuvenil. Quando suspeitar e o que fazer diante de uma suspeita. Tratamento de vítimas e prevenção de maus tratos.

Palmada faz mal ?

Módulo 7: Bullying

Para prevenir o Bullying precisamos conhecer mais sobre este fenômeno.

O que os pais e os professores devem saber sobre Bullying ?

Aula sobre o conceito de Bullying, sua frequência e fatores de risco. Aborda sobre como deve ser o tratamento da vítima e dos alunos em geral. Aborda algumas técnicas cognitivo-comportamentais para o professor utilizar em ambiente escolar no manejo do bullying, como a de resolução de problemas. Como realizar o manejo do agressor, visto que não é correta a abordagem de simplesmente proteger a vítima.

Aspectos jurídicos do Bullying (intimidação sistemática). Aborda sobre o que a escola deve saber sobre Bullying a fim de prevenir e manejar tais situações. Saiba exatamente quais são os deveres do colégio.

Módulo 8: Transtorno do espectro autista

Como realizar o diagnóstico ? Como deve ser o tratamento ? Como deve ser realizada a inclusão escolar ?

Quais são os direitos da criança e do adolescente com transtorno do espectro autista.

CONHEÇA OS PROFESSORES

 

 

” O Curso Problemas Escolares dá um grande passo ! É um perigo apenas pesquisar no Google sobre algum tema relacionado a problemas escolares. Você não sabe quem escreveu, não conhece o currículo desta pessoa, e tampouco as fontes que esta pessoa utilizou para montar o material que ela publicou no site. Conseguimos montar uma plataforma on-line com videoaulas com informação de muita qualidade. Com este curso on-line você pode realizar o curso no seu ritmo, visto que possui 12 meses de acesso à plataforma. O objetivo agora é que qualquer pai, mãe ou professor brasileiro, ou de qualquer país que fale a língua portuguesa, tenha acesso ao conteúdo inovador do curso – neurociência do desenvolvimento cerebral, origem dos problemas de aprendizado e comportamentais na infância e adolescência, e como lidar com os principais problemas escolares como dificuldade de aprendizado, transtornos comportamentais, bullying e violência escolar. Recomendo fortemente !”

Rafael Moreno Ferro de Araújo – médico psiquiatra, PhD em Medicina, coordenador do curso | CREMERS 30.080 RQE 25.299

Caroline Vogel, psicopedagoga e neuropsicopedagoga

Olivan Moraes, médico psiquiatra | CREMERS 29.573 RQE 28.157

Carla Tessmann, neuropsicóloga

José Felipe Lucca, advogado

 

HISTÓRIA DO CURSO

A Plataforma on-line do Curso para Pais e Professores não surgiu do nada. A primeira turma para professores do curso foi realizada em 2014. Devido à grande procura pelo curso e do desejo de difundir os seus conteúdos em todo o Brasil, decidimos por gravar as aulas e tornar o curso disponível para qualquer lugar que possua acesso à internet. Após o primeiro lançamento do curso on-line, vários pais pediram um curso voltado para eles. Sendo assim, atendendo a pedidos, realizamos este curso pensando em responder as principais dúvidas de pais e professores.

Primeira turma – 2014/1

Segunda turma – 2014/2

Confira também:

Parceiros:


  • Av. Benjamin Constant, 1194, Sala 404
    Bairro: Centro - Lajeado/RS - CEP: 95900-000
    E-mail: contatormpsiquiatria@gmail.com
    Fone: (51) 3729-7172
    Whatsapp: (51) 98903-8003